SANTA CRUZ DO SUL E SINIMBU
31 janeiro 2021

R$199.00

Localização:

ROTA GERMÂNICA DO RIO PARDINHO

Data da Partida: 31/01/2021
Data do Retorno: 31/01/2021
Transporte:  Rodoviário
Categoria: Bate Volta

19 em estoque

Descrição

Santa Cruz do Sul, um dos principais núcleos da colonização alemã no estado do Rio Grande do Sul, conhecida internacionalmente por sua cultura e indústria do fumo, apresenta o Turismo Rural, Cultural e Ecológico da Rota Germânica do Rio Pardinho, um roteiro exuberante, que impressiona pelas belezas naturais e culturais.

A Rota é uma viagem de volta ao passado, onde a cultura alemã mantém viva suas belezas e particularidades como tradição, exuberâncias naturais e tranquilidade comum ao século XIX. A região preserva a arquitetura, a gastronomia, o artesanato e os hábitos e costumes originais dos colonizadores alemães.

Além da vida tipicamente colonial, este roteiro proporciona uma das paisagens mais belas do nosso estado, num conjunto rio-vale recortado por cascatas, riachos e balneários. Os cafés, pousadas, restaurantes e artesanato permitem uma convivência com as famílias de descendentes alemães no seu dia-a-dia, acompanhando as rotinas e atividades tão comuns à vida no interior.

As paisagens naturais, os caminhos da colônia, a riqueza arquitetônica e as marcas das imigrações são um atrativo permanente.

Roteiro

Saída do ônibus: 07hs

Local: Estacionamento Haudi Park em Frente a Rodoviária de Porto Alegre.

Embarques possíveis ao Longo da Rota.

09hs - Chegada na cidade de Santa Cruz do Sul

Paragem – Holz Haus

Parada para café da manhã.

Um lugar rodeado de belezas naturais, onde você encontra loja, antiquário, café, fábrica de móveis, espaço kids, em um local aberto, com opção de mesas ao ar livre.

Conheça a Casa Centenária, onde localiza-se a loja, que é uma excelente opção para quem busca móveis fabricados com madeira de demolição, artigos de decoração e um vasto acervo de antiguidades.

Catedral São João Batista e Praça Getúlio Vargas

Considerada a maior igreja em estilo neogótico tardio (fase final do estilo) da América Latina, a Catedral São João Batista levou 49 anos para ser completamente concluída – as duas torres maiores, cada uma com 82 metros de altura, foram o toque final. Iniciado em 1928, o prédio acabou inaugurado mesmo inacabado, na véspera do Natal de 1939. Aos poucos, ganhou a forma que hoje atrai a atenção dos turistas.

Imponente em frente à Praça Getúlio Vargas, a catedral tem uma particularidade da qual os santacruzenses se orgulham: as pinturas internas e os vitrais foram produzidos por imigrantes alemães. Atrás do altar, a pintura Grupo da Cruz foi inicialmente realizada por Arno Seer, sendo retocada depois por Roman Riesch.

Em frente à catedral, a praça, criada em 1855 junto com a demarcação das primeiras quadras da povoação, guarda monumentos em homenagem às mães, ao ex-presidente Getúlio Vargas, aos 100 anos de comemoração do Dia do Trabalho (datado de 1º de maio de 1986) e ao centenário do Colégio São Luís.

Túnel Verde

O Centro de Santa Cruz do Sul é abrigado por um túnel natural composto por mais de 290 árvores da espécie tipuana, abrangendo uma extensão de aproximadamente 780 metros na rua principal da cidade.

12hs30 - Sinimbu

KaffeeHaus Sinimbu Platz

Prédio do Século XIX (1893), possui um amplo espaço chamado SINIMBU ANTIGO com diversas peças, documentos e fotos que nos relembram o período da colonização alemã. Muitos foram doados gentilmente pela comunidade.

Neste local faremos o nosso almoço (Já incluso no pacote), será servido a la carte (evitando filas e contato) com opção de mesas na rua. Seremos recebidos pelo proprietário, Sr. Fernando Hennig, que é neto de um dos fundadores da cidade, além de ser o criador do festival de balonismo de Torres. Sua esposa, Silvana, é uma artista plástica que trabalha com pintura de mandalas e mosaicos.

Possui loja de presentes e artesanatos.

Igreja Nossa Senhora da Glória

Sua construção iniciou em 1927. Trata-se de um suntuoso templo em estilo gótico. A planta foi projetada pelo arquiteto Simon Gramlich, que também projetou a catedral de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires. É uma das mais belas igrejas deste estilo no Estado.

Rio Pardinho

Sítio Thomas Ecke (Colhe-Pague)

Que tal colher o seu próprio alimento orgânico?

Aqui você pode “colocar a mão na terra” e curtir a colheita de produtos saudáveis, cultivados com muito carinho. Muitas folhosas, legumes, ovos, tubérculos.

Muitos questionam, como estas hortaliças são tão viçosas??

O que acreditamos que seja: muito trabalho, aplicação de técnicas, respeito a mãe Terra, harmonia e água, muita água. A água utilizada, provém de uma fonte preservada nesta propriedade. Após mais de 5 meses de seca, ela se mantém firme e forte.

Contato com natureza, alimentos naturais, sem agrotóxicos para levar para a sua casa.

Cuca Gressler

A Kuchenhaus comercializa cucas e produtos coloniais como schimier, lingüiça, tortas, rocamboles, bolachas, pão caseiro entre outros, todos deliciosos e com um toque colonial, remetendo ao passado dos colonizadores.

— Nossa intenção é preservar a história da família, que vem desde os primeiros imigrantes. Por isso, faço tudo com amor. O artificial é encontrado em qualquer esquina, mas a tradição não — diz Clarine Lenz, responsável pela administração do local.

Ao lado, existe uma casa de 1875, muito bem preservada, que ainda nos tempos atuais é utilizada para moradia da família.

Igreja Imigrante

Patrimônio Histórico Cultural. A mais antiga Igreja Evangélica do Estado, datada de 1866, foi construída em pedra grês por pessoas da própria comunidade e tem seu púlpito esculpido em madeira. Não bastassem seus atributos particulares, mantém-se conservado, ao lado da igreja, o cemitério que abriga lápides escritas em alemão, pertencentes aos primeiros imigrantes.

Casa do Colono

Trabalhando a mais de 25 anos na arte da defumação e dos laticínios. Entre os principais produtos estão: torresmo sem pele, queijo de porco, costelas, lombos, joelhos, linguiças de porco e mista, copas, bacon, queijos, nata, requeijão com e sem nata, manteiga, schmmiers, schmmier de torresmo... além de cucas, pães, tortas e muito mais. Tudo feito à mão!

Neste local, opção de café colonial.

Chegada em Porto Alegre prevista por volta de 20hs30.

Roteiro Criado e executado pela Agência Pé na Tábua Tur dia 02 de maio de 2020.

O que Inclui?

* Transporte em ônibus de turismo duplo deck, amplo e com lotação reduzida;

* Translado para todos os passeios descritos no roteiro;
* Almoço (bebidas à parte);
* Serviço de bordo (água, café, refrigerante e guloseimas);
* Guia de turismo acompanhante do passeio;

  • Medição de temperatura corporal antes do Embarque;
  • Tapete sanitizante para limpeza dos pés e tapete secante para uso a cada embarque;

Valores e Condições

No cartão de crédito
Em até 10x de R$ 19,90 sem juros (Pode ser feito à distância)